POR QUE VOCÊ DEVE FAZER ATIVIDADE FÍSICA?

Com a vinda da pandemia e a quarentena, muitas pessoas se acomodaram. Junto veio aumento de peso, doenças cardiovasculares como infarto e AVC, diabetes tipo 2, apneia do sono entre outras doenças.


O intuito da atividade física é a de fortalecer o sistema imunológico, ajudar no emagrecimento saudável, diminuir o risco de doenças, trazer os fortalecimentos nos ossos, combater a ansiedade e a depressão, diminuir o estresse, entre outros benefícios. Estudos comprovam que 30 á 60 minutos de exercício por dia já é o suficiente para manter o corpo saudável.


Como tomar a primeira iniciativa?

  1. PASSO: É muito importante procurar um médico de inicio para realizar alguns exames, no caso de pessoas sedentárias. Desta forma o médico vai informar qual seria o exercício ideal para você.
  2. PASSO: Procurar um profissional de educação física para está te auxiliando na hora de fazer qualquer exercício.
  3. PASSO: Fazer acompanhamento no nutricionista, mudar a alimentação é muito importante.
  4. PASSO: Ir com calma. Começa devagar, sem pressa, faça exercício de 3 a 5 vezes na semana.
    Cuidados necessários que devem ser tomados
    • Respeitar o limite do nosso corpo. Cada pessoa tem o seu jeito de reagir, então sem pressa.
    • Sempre estar acompanhado a um profissional.
    • Usar os equipamentos esportivos corretos.
    • Entender o porquê que fazer atividade física é importante.
    • Escolher um ambiente que você se sinta confortável

Não existe idade certa para exercitar o corpo, adotar hábitos saudáveis pode trazer uma ótima qualidade de vida. Vários estudos comprovam como a prática frequente de atividade física evita doenças e melhora a nossa disposição para realizar nossas atividades diárias.

Gostou das dicas? Então vamos começar a movimentar o corpo e mudar de vida!

Fonte: https://saude.abril.com.br/blog/guenta-coracao/atividade-fisica-sempre-antes-durante-e-depois-da-pandemia-de-covid-19/#:~:text=Quanto%20maior%20o%20n%C3%ADvel%20de,em%20tempos%20de%20isolamento%20social.
https://www.tuasaude.com/beneficios-da-atividade-fisica/

DICAS DE COMO ALIVIAR AS DORES DA FASCITE PLANTAR

A Fascite Plantar é uma infamação que atinge a fáscia plantar (também conhecida como aponeurose plantar), uma membrana de tecido conjuntivo fibroso e pouco elástico, que recobre a musculatura da sola do pé, desde o osso calcâneo, que garante o formato do calcanhar, até a base dos dedos dos pés.


SINTOMAS DA FASCITE PLANTAR


O sintoma mais comum da Fascite Plantar é a dor forte na região debaixo do pé próximo ao calcanhar causando uma dor forte, como se tivesse levando uma facada debaixo do pé, perto do calcanhar. Essa dor por muitas das vezes é confundida com a dor do esporão de calcâneo. A principal diferença da Fascite Plantar é que afeta o tecido fibroso, enquanto o esporão é um pequeno crescimento ósseo.
Se não houver o tratamento, a dor pode se tornar crônica e provocar várias alterações nos quadris, coluna, marcha e lesões no joelho.


TROUXE ALGUMAS DICAS DE CALÇADOS QUE AJUDAM A ALIVIAR AS DORES DA FASCITE PLANTAR


1. Sandália de salto baixo
Rasteirinhas e sapato de salto alto devem ser evitados, o uso diário pode piorar a inflamação causando mais dores. (Especialistas recomendam calçados com um pequeno salto na região do calcanhar para não forçar os joelhos, o salto deve ser entre 2,0 cm a 4,0 cm).
2. Sandália com plataforma
Modelos plataformas além de trazer conforto não perde sua elegância. É uma ótima opção para a utilização por distribuir melhor o impacto.
3. Sandálias Rasteiras Macias
Para as amantes de rasteirinhas, é possível usar sim, mas precisa escolher um modelo confortável, com o solado macio e com uma pequena plataforma anatômica. Assim, você vai ter um amortecimento ao caminhar. Rasteirinhas baixas e duras, não são indicadas e podem piorar o quadro.
4. Sandálias Flexíveis
Sempre der preferências nas marcas da linha conforto. Que possuam palmilhas macias, solado flexível e um acolchoamento nas laterais.
5. Sapatos com tecnologias
Para os rapazes, existem varias marcas com tecnologia em gel, conforto extra, solado com saltos de 2,0 cm a 4,0 cm. Que além de trazer o conforto podem aliviar as dores da inflamação.

Além dos calçados também existem palmilhas que proporciona na redução das dores e desconfortos.
E ai, gostou da dica?

Fontes: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/fascite-plantar/#:~:text=sola%20do%20p%C3%A9.-,Fascite%20plantar%20%C3%A9%20um%20processo%20inflamat%C3%B3rio%20ou%20degenerativo%20que%20afeta,base%20dos%20dedos%20dos%20p%C3%A9s.
https://blog.lojamzq.com.br/os-melhores-calcados-para-fascite-plantar/#:~:text=D%C3%AA%20sempre%20prefer%C3%AAncia%20por%20cal%C3%A7ados,mais%20liberdade%20para%20os%20p%C3%A9s.
https://www.pessemdor.com.br/blog/fascite-e-esporao-qual-a-diferenca/