Fisioterapia
Fisioterapia
A AESA oferece muitos tratamentos na área de Fisioterapia. Seguem abaixo, todos os tratamentos realizados pelos nossos profissionais.
O Agulhamento Seco, ou Dry Needling, foi desenvolvido originalmente com o objetivo de desativar pontos-gatilhos miofasciais, que são caracterizados por um ponto hiperirritável, localizado em uma banda tensa de um músculo, ou fáscia muscular associado à dor local e/ou referida.
Estão relacionados à fraqueza muscular, à irritabilidade local, ao desequilíbrio muscular, à incoordenação motora ou crise energética no músculo afetado e nos grupos sinérgicos a ele. Seu resultado geralmente é imediato, feito diretamente no ponto de dor!
É uma excelente técnica que pode ser associado ao tratamento nas especialidades da fisioterapia, Pilates, RPG, Osteopatia e Quiropraxia.
As bandagens funcionais, ou Kinesio Taping, são muito utilizadas no tratamento fisioterapêutico em conjunto com outras técnicas especificas nas especialidades da fisioterapia. A bandagem elástica possui como princípio a adequação do tônus muscular e a estabilização articular, com a correção de seu posicionamento.
A Fisioterapia é um dos principais tratamentos de doenças Cardiorrespiratórias, utilizando agentes físicos com a finalidade de recuperar a alteração da função cardiorrespiratória.
Atualmente a fisioterapia é indicada em praticamente todas as doenças respiratórias, principalmente para as doenças que apresentam limitação crônica do fluxo aéreo (asma, enfisema, bronquite crônica e bronquiectasias) e pneumonias.
O programa de reabilitação cardiovascular é um conjunto de atividades necessárias para garantir e melhorar a condição física, mental e social dos indivíduos que possuem algum nível de limitação ou incapacidade funcional relacionada com as doenças cardiovasculares.
As doenças como o infarto do miocárdio, doenças coronarianas, insuficiência cardíaca, doenças valvares, cardiopatias congênitas e doenças das artérias e veias devem ser acompanhadas por um fisioterapeuta.
Nesta área, focamos a prevenção e a reabilitação de praticantes de esportes levando em conta o desempenho atlético, seja em nível amador ou profissional, com atividades programadas para cada modalidade e com o uso de técnicas específicas que auxiliam no retorno mais confortável e seguro das práticas esportivas.
É crescente o número de praticantes de esportes e, consequentemente, o número de atletas com lesões e disfunções músculo-articulares. A Fisioterapia aplicada ao Esporte dedica-se não somente ao tratamento do atleta lesionado, mas, também, à adoção de medidas preventivas, afim de reduzir a ocorrência de lesões.
Pensando nisso, estamos preparados para atendê-lo da melhor maneira possível, prevenindo e oferecendo um retorno rápido e seguro ao esporte que você pratica, com Equipe voltada a sua melhor performance, com Fisioterapeutas Ortopédicos Desportistas, Osteopatas, Quiropratas, Acupunturista e Nutricionista!

Este tratamento é indolor por permitir o ajuste à posição antálgica da coluna, e facilita a aplicação de outras terapias tais como: Osteopatia; Quiropraxia; Posturologia e Terapias manuais.
O sistema de flexão-distração dinâmico da coluna vertebral é eficaz no tratamento das patologias lombares como: Hérnias de disco, artrose, espondilolistese, discoartrose, dentre outras patologias compressivas da coluna vertebral.
* Atua sobre os mecanoceptores diminuindo a dor
• Acupuntura.
Sabemos o quanto é importante envelhecer com saúde, qualidade de vida e bem estar!
A Fisioterapia Geriátrica busca a prevenção e a manutenção das funcionalidades do idoso. Utilizando-se de técnicas como exercícios ativos, globais e que treinem o equilíbrio, permitindo ainda proporcionar ao idoso a melhora na sua qualidade de vida, aproximando-se da superação das suas limitações acometidas pela idade.
A Fisioterapia Geriátrica é indicada principalmente para pessoas acima dos 50 anos de idade, embora não seja necessário apresentar problemas como dificuldade locomotora causada por problemas musculares ou nas articulações. Sua aplicação pode se fazer necessária tão cedo quanto sejam percebidos os sinais da perda da sensibilidade e controle das ações motoras advindos com o tempo já vivido.
Benefícios
Proporciona ao paciente o envelhecimento com qualidade de vida, a melhora notável em sua capacidade de locomoção e equilíbrio, bem como a coordenação dessas funções, o aumento da força muscular e das funções da memória do idoso. Ainda garante a independência e o conforto na realização de atividades por parte dos pacientes idosos no seu dia a dia.
A microfisioterapia é uma técnica de terapia manual que visa tratar a causa da doença e não apenas seu sintoma. Os toques na pele fazem com que o corpo diferencie todos os traumas vividos, seja de ordem física ou emocional.
Sem o estímulo dos toques da microfisioterapia, o organismo fica sem saber o que exatamente deve ser eliminado, e o que precisa ser feito para apagar a memória celular.
O fisioterapeuta especializado na técnica localiza pontos no corpo do paciente em que há perda de energia vital.
A sensação dos micromovimentos do corpo orienta o terapeuta a seguir o caminho percorrido pela agressão e a ativar o processo de autocura.
Doenças que podem ser melhoradas com o tratamento:
Depressão comum e bipolar;
Alergias em geral;
Dores físicas;
Traumas físicos;
Traumas emocionais;
Rinites;
Artrites;
Problemas de pressão;
Problemas respiratórios;
Fibromialgia;
Ansiedade;
Fobias;
Problemas escolares;
Falta de atenção e concentração;
Hiperatividade;
Agressividade;
Se combinada com outras terapias, a microfiosioterapia pode fazer ainda mais por você.
Marque sua consulta!
É uma abordagem terapêutica que atua na quebra e liberação das aderências fibrosas que dificultam o funcionamento normal das estruturas musculares, articulares e fasciais. Esta técnica é realizada através da utilização de um gancho denominado de “Crochets”.
Indicações
- Esporão de calcâneo;
- Fasceíte plantar;
- Tendinites;
- Bursites;
- Cicatrizes; pós-operatório de cirurgias ortopédicas e linfáticas;
- Hérnias discais;
- Lombalgia;
- Nódulos de tensão;
- Liberação miofacial;
- Melhora da flexibilidade músculo-tendínea; entre outras.
A Fisioterapia Neurológica, ou Neurofuncional, têm o objetivo de analisar os déficits neurológicos e determinar o tratamento adequado para cada paciente. Os pacientes com incapacidades neurológicas podem apresentar distúrbios de movimento complexos e extensos, além de danos sensoriais e cognitivos necessitando da Fisioterapia Neurológica.
A recuperação das funções perdidas é o objetivo final da fisioterapia neurológica e, vários são os meios para alcançá-las.
– Paralisias Faciais, etc.
Para a plena recuperação do cliente, há necessidade da abordagem da equipe multidisciplinar, envolvendo o Fisioterapeuta Neurofuncional, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiólogo, Nutricionista e Psicólogo, para o cliente e para seus familiares.
O New Seitai é uma técnica tradicional japonesa, desenvolvida dentro das artes marciais do Japão, e se caracteriza por utilizar além dos ajustes manuais, ferramentas de madeiras como martelos e encaixes de madeira que de forma suave produzem vibrações que lavam as articulações, levando de volta para o seu lugar de Equilíbrio.
Seu foco é tratar das dores no corpo que são causadas por desalinhamento esquelético, ou seja; desajuste na coluna vertebral e nas articulações. Reorganiza e equilibra todo o corpo, eliminando rapidamente as dores.
Indicações:
- Dores Crônicas na coluna e articulações;
- prisão de ventre; Enxaqueca;
- Hérnia de disco;
- Artrose, artrite e ATM.

A OSTEOPATIA é a ciência que procura entender o movimento sob todas as suas formas de expressão. Considerando, que em qualquer doença existe um claro prejuízo da função de um órgão ou de uma estrutura, a OSTEOPATIA busca compreender e normalizar seus movimentos e liberar qualquer tipo de restrição seja ela articular, visceral, neural ou miofascial.
É um método que age como meio de diagnóstico e tratamento, através de recursos manuais (ou seja, as mãos do terapeuta). O tratamento através dela permite o reequilíbrio das funções do organismo e do pleno funcionamento do corpo, tratando as disfunções e bloqueios que levam às dores e incapacidades funcionais.
A Osteopatia tem uma ampla indicação, sendo usada desde tratamentos pediátricos recém natos, aos indivíduos com idade mais avançada. Deve ser aliada a hábitos saudáveis, como atividade física regular, boa alimentação e abandonar hábitos nocivos à saúde. A Osteopatia busca o equilíbrio do corpo, que é o seu princípio fundamental!
O campo de tratamento da osteopatia é muito amplo pois ele abrange todo o corpo humano. Esta pode tratar as doenças mais frequentes, nomeadamente ciáticas, lombalgias, dorsalgias, cervicalgias, escolioses, hérnias discais e torcicolos. Podem ser tratados também entorses, tendinites, epicondilites, síndromes do túnel cárpico, dores nos ombros, problemas da articulação temporo-mandibular (ATM) e tensões e contraturas musculares.
A lista abrange ainda muito dos problemas decorrentes de acidentes de viação, quedas, fraturas ou cirurgias. Pode ajudar a resolver também enxaquecas, dores de cabeça, problemas digestivos, insônias, depressão, vertigens, labirintites, sinusites, glaucoma, tensão pré-menstrual, obstipação, stress e problemas respiratórios. O osteopata não elimina apenas as consequências do problema, mas busca a causa primária para que seja corrigida, eliminando os sintomas que antes era apresentado.
Na Clínica AESA, você encontra Fisioterapeutas Osteopatas, prontos a te atender!
A Fisioterapia Pediátrica trata de alterações do crescimento e desenvolvimento da criança, através de uma abordagem com base em técnicas motoras neurológicas e cardiorrespiratórias. As principais doenças tratadas são:
Fisioterapia Neurológica Pediátrica
- Paralisia Cerebral
- Síndrome de Down
- Atraso Motor
- Paralisia/lesão de Plexo Braquial
- Mielomeningocele
- Torcicolo Congênito
- Artrogripose Congênita, entre outros.
Fisioterapia Cardiorrespiratória Pediátrica
- Refluxo
- Asma
- Bronquite
- Pneumonia
- Bronquiolite
- Fibrose Cística
- Atelectasias
A Pediatria é um campo que estende diversas áreas de intervenção, com profissionais Especializados dos setores: Fisioterapia Pediátrica, Osteopatia pediátrica, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Psicologia infantil e o Pediasuit, que é voltado para acometimentos neuromotores.
Ganhe saúde, beleza e qualidade de vida com o Pilates! Os treinos funcionais favorecem melhora na concentração, respiração, ganho de força e resistência muscular, levando a tonificação e definição dos contornos corporais. Indicado para todas as pessoas que buscam bem estar e maior qualidade de vida, incluindo idosos, gestantes, atletas ou sedentários. Controle as dores, o peso, viva relaxado e com a auto estima elevada.
Surpreenda-se com os benefícios do Pilates!

A podoposturologia é uma das áreas da fisioterapia que estuda as alterações posturais através da análise dos pés. Essa técnica, de origem francesa, auxilia na prevenção e no tratamento terapêutico através da prescrição de palmilhas posturais e mecânicas.
As palmilhas estimulam a pele do pé: As informações necessárias para a regulação da postura estática e dinâmica também são decorrentes da planta dos pés. Portanto, as palmilhas estimulam os neurorreceptores da pele na região plantar e como resposta ocorre uma reprogramação na estratégia postural.
O que diferencia as palmilhas posturais das ortopédicas: as palmilhas descritas como ortopédicas tem sua atenção voltada exclusivamente ao pé. Buscam a solução dos problemas localizados nos pés sem levar em conta a sua influência na postura corporal. Já as palmilhas posturais levam em conta outras partes do corpo, o posicionamento dos joelhos, quadril e o equilíbrio da coluna vertebral. Em razão disso, temos um reposicionamento total do corpo que leva ao melhor equilíbrio e alinhamento.
A técnica lida com o diagnóstico, o tratamento e a prevenção de problemas no sistema neuro-músculo-esquelético, bem como seus efeitos na saúde em geral. A técnica permite que sejam feitas correções posturais, ajustes articulares, alongamento da musculatura e alívio das dores, podendo ser realizados também com instrumentos específicos do quiropraxista, como o TIQ, a maca de flexão-distração, cunhas, raspadores, dry needling, etc.
Evitando ao máximo o uso de medicamentos e cirurgias, é sobretudo através do manuseio corporal do paciente que o profissional ajusta, alinha e estabiliza as estruturas anatômicas.
Ciatalgias;
Desequilíbrios físicos, orgânicos e do sistema nervoso central oriundos de fatores externos (postura inadequada, excesso de esforço, esforços repetitivos, estresse, desequilíbrios emocionais, etc).
Ajusta a compressão nos nervos espinhais;
Ajuda na recuperação da capacidade de transmissão dos impulsos nervosos do sistema nervoso central para tecidos e órgãos do corpo.
Vertigem, tontura, enjoo, desequilíbrio, zumbido no ouvido, dor de cabeça, ansiedade e tensão muscular no rosto podem ser sinais de atenção para avaliação do sistema Vestibular.
A Reeducação Postural Global (RPG) é um método de tratamento fisioterapêutico das desarmonias do corpo humano, com uma abordagem corretivo- preventiva, fundamentado na biomecânica moderna e neurofisiologia. Leva em consideração as necessidades de cada pessoa, já que todo organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas.
A RPG visa o aumento da elasticidade dos músculos da cadeia estática. As posturas feitas durante o tratamento são realizadas com o intuito de “frear a força da gravidade”, sendo um trabalho músculo-articular, associado a uma conscientização corporal. Através da elasticidade muscular alcançada, modifica-se a estrutura óssea, restabelecendo-se os espaços articulares e a boa morfologia, evitando, dessa forma, os bloqueios e as compensações que são as principais causas de desvios, dores e lesões. Com a RPG, estimulamos o Sistema Nervoso Central a assimilar essa nova imagem corporal (esquema corporal), tomando o novo padrão postural automático.
Algumas indicações:
- hérnias de disco;
- desvios da coluna (lordose, escoliose, cifose);
- dores ou desvios nas articulações (joelhos, tornozelos, ombros);
- terapia de apoio para doenças reumáticas como artrite, fibromialgia, etc;
- lesões causadas pelo esporte ou cirurgias;
- melhora o sistema cardio-respiratório;
- fortalece e melhora a flexibilidade muscular;
- auxilia no tratamentos de dores em geral.
A FISIOTERAPIA TRAUMATO-ORTOPÉDICA tem por objetivo, restabelecer a função do sistema músculo-esquelético (força, amplitude de movimento, gesto funcional e esportivo, equilíbrio, coordenação e propriocepção).
De acordo com a avaliação do fisioterapeuta, são traçados os objetivos e as condutas para o tratamento, que geralmente são feitos de 3 a 5 dias por semana. Estas, são baseadas em métodos fisioterapêuticos específicos que só o (a) fisioterapeuta tem autonomia para ministrar, de acordo com a necessidade de cada paciente.
Indicações: Alterações do sistema músculo-esquelético, como: fraturas, entorses, luxações, tendinites, bursites, artroses, artrites, dores na coluna vertebral, contraturas, pré e pós cirúrgicos, lesões do esporte, etc. A fisioterapia traumato-ortopédica se destina a pacientes desde crianças até idosos.
A Fisioterapia Uroginecológica com biofeedback atua no tratamento conservador das disfunções urogenitais e anorretais, contribuindo para o bem estar físico e social de mulheres e homens que são acometidos por essas disfunções.
É uma modalidade que trabalha através da reeducação funcional do assoalho pélvico, na prevenção e no tratamento das diversas disfunções que podem acometer tanto homens quanto mulheres, sendo jovens ou idosos. É um tratamento individual, simples, seguro e com ótimos resultados a curto prazo.
Problemas de disfunção sexual feminina podem ser tratados com a fisioterapia uroginecológica, como a dispaneuria (dores no momento da relação sexual), a anorgasmia (falta de orgasmo), o vaginismo (dificuldade de relaxamento da musculatura vaginal e mesmo da libido); incontinências urinárias e fecais, prolapsos genitais.
ESPECIALIDADES MÉDICAS
Especialidades médicas



A ortopedia é a especialidade médica que cuida da saúde relacionadas aos elementos do aparelho locomotor, como ossos, músculos, ligamentos e articulações. A traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético.
O médico psiquiatra é m especialista em saúde mental que tem por objetivo diagnosticar, tratar, prevenir e reabilitar diversos tipos de distúrbios mentais.
Lista dos principais sintomas que podem ser sinais de quando procurar um psiquiatra:
• Falta de apetite ou compulsão alimentar;
• Apatia constante;
• Tristeza profunda;
• Irritação excessiva;
• Tremores, suor e vertigens pertinentes;
• Inquietação e dificuldade de concentração;
• Insônia frequente;
• Dificuldade de realizar tarefas do dia a dia;
• Transtornos mentais mais frequentes e que merecem atenção;
As dependências químicas, alcoolismo, depressão, transtornos de ansiedade, compulsão alimentar, bipolaridade e transtornos de humor são os transtornos mentais mais frequentes.
O cardiologista é o médico especializado no sistema circulatório humano e no coração. Ele estuda e faz o diagnóstico das doenças e anormalidades existentes no órgão responsável por bombear o sangue no corpo.
Ao analisar o paciente, ele pode prescrever remédios e tratamentos, e está apto também a realizar cirurgias especializadas. As cardiopatias podem ser congênitas (desenvolvidas antes do nascimento) ou adquiridas ao longo da vida. Com um diagnóstico precoce, o cardiologista prolonga as chances de vida do paciente.
É necessário enxergar seu coração como um amigo. Por esse motivo, além de todos os cuidados diários, consultas e exames regulares são mais do que bem-vindos para proteger o seu coração durante toda a vida.
CARDIOLOGIA PREVENTIVA
A cardiologia preventiva é voltada para a atenção de prevenção de doenças cardíacas ou do sistema circulatório.
A sua importância é justamente de cuidado com os problemas cardíacos. Isso tendo em vista que a tendência é que as doenças cardiovasculares sejam um problema ainda maior no futuro.
Por isso, a cardiologia preventiva trabalha exatamente com a prevenção dos problemas cardiovasculares, a fim de evitar maiores complicações e mais graves.
CARDIOLOGIA CURATIVA
Já a cardiologia curativa, como o nome já diz, tem o foco voltado para a cura e o tratamento das doenças, sejam elas desenvolvidas com o tempo, ou congênitas. A partir disso, é fundamentado no estudo dos sintomas das doenças para seu diagnóstico.
Assim, a cardiologia curativa acontece sempre que um paciente apresenta algum sintoma relacionado à doenças cardiovasculares, para então, poder diagnosticar e tratar o problema.
AMEAÇAS AO CORAÇÃO
As ameaças que afligem o coração incluem o cuidado com a saúde mental, com o meio ambiente e com o corpo como um todo. Apesar da cardiologia ser uma especialidade da medicina, seu objeto de estudo faz parte de um todo que precisa ser visto como tal.
Por isso, as ameaças ao coração são, também, ameaças a um organismo inteiro.
Algumas delas são:
. Estresse.
. Ansiedade.
. Noites mal dormidas.
. Pessimismo.
. Falta de exercícios físicos.
. Poluição ambiental. Sonora também!
. Depressão.
. Gripe e pneumonia.
. Cansaço.
. Tabagismo.
. Uso excessivo de álcool.
. Etc.
Se você não tem o costume de passar em consultas com um cardiologista, alguns sintomas podem indicar a necessidade de marcar uma consulta, como:
. Dores no peito.
. Sensação de cansaço constante.
. Suor excessivo.
. Tonturas.
Cuide da Saúde do seu coração!
A Urologia é uma especialidade médica responsável por estudar e tratar doenças que são relacionadas às vias urinárias (os rins, ureteres, bexiga e uretra) de homens e mulheres. No caso dos homens, a especialidade ainda se estende no trato do pênis, da próstata, e da bolsa escrotal.
Essa especialidade abrange também outras áreas, como a urologia oncológica, neurorológica, pediátrica, feminina e reconstrutiva. Entre exames e procedimentos, é possível orientar o paciente da melhor maneira possível, de acordo com a gravidade de seu problema.
QUANDO IR AO UROLOGISTA?
A visita ao urologista deve ocorrer sempre quando o paciente de ambos os sexos apresentar sintomas que envolvam o sistema urinário, por exemplo:
● Sangue na urina;
● Alteração na coloração da urina;
● Dor ou ardor para fazer xixi;
● Ejaculação precoce e dificuldade em ter ou manter ereções, no caso dos homens.
Além disso, a idade também é um fator importante para estar atento. A partir dos 50 anos, é recomendado que o homem procure o urologista anualmente para uma avaliação, mesmo que não apresentem sinais, principalmente se houver histórico familiar.
OUTRAS ESPECIALIDADES
Outras Especialidades
A Acupuntura é um conjunto de práticas terapêuticas inspiradas nas tradições médicas orientais. Criada há mais de dois milênios, a acupuntura é um dos tratamentos mais antigos do mundo. Consiste na estimulação de locais anatômicos sobre ou na pele – os chamados pontos de acupuntura. Ela busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor.

Audiologia
Por meio da audição é que se adquire, normalmente, a comunicação oral. Doenças na gestação, infecções de ouvido, uso indiscriminado de medicamentos, exposição a ruídos intensos e outros podem causar alterações auditivas, comprometendo a comunicação e a qualidade de vida do indivíduo. Acomete qualquer idade.
Linguagem
É a especialidade que trabalha com os aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita. O seu desenvolvimento dá-se desde a infância até a idade adulta. Pessoas com problemas de comunicação (expressão e compreensão = afasia) podem ter dificuldades na sua integração social e profissional.
Motricidade
Nesta especialidade, o fonoaudiólogo habilita/reabilita funções relacionadas a respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala, propiciando melhores condições de vida e de comunicação.
Voz
A Consulta Nutricional consiste em uma completa avaliação, incluindo o rastreamento metabólico, seguida pela elaboração do plano alimentar individualizado e funcional.
Avaliação Alimentar
Avaliação inicial visando conhecer os hábitos alimentares, horários, locais de alimentação, assim como suas restrições e preferências alimentares.
Avaliação Clínica
Consiste na aplicação de um questionário para que sejam avaliados o histórico de doenças do cliente e de sua família, bem como o uso de medicamentos e exames laboratoriais. É realizada uma análise física para detecção de edemas, manchas na pele, danos nos cabelos, unhas, etc.
Avaliação Antropométrica
Verificação do peso e estatura, para cálculo de massa corporal. esta avaliação é complementada com a medição de circunferências (braço, quadril, cintura e abdômem), e verificação do percentual de gordura corporal.
Avaliação do Gasto energético
O objetivo desta etapa é conhecer a rotina do cliente, com dados de suas atividades diárias e informações sobre a prática de exercícios. A partir desta averiguação, faz-se o cálculo do metabolismo basal e o gasto energético diário.
Estabelecimento de Metas e Objetivo
É conhecido nesta hora o resultado da avaliação realizada (faixa de peso ideal e composição corporal). É discutido as principais metas e objetivos do trabalho nutricional.
Reeducação Alimentar
É discutido os principais aspectos da sua alimentação. a Reeducação Alimentar é iniciada e continuará durante todo o acompanhamento. Ela consiste em três etapas: abandonar gradualmente os hábitos indesejáveis; manter as condutas saudáveis e incorporar, aos poucos, novos comportamentos alimentares.
Elaboração do Plano Alimentar Personalizado

A Psicologia estuda os fenômenos psíquicos e do comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas idéias e seus valores. O psicólogo diagnostica, previne e trata distúrbios emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados.
A Atuação do Psicólogo se abre a diversas áreas, desde a atendimentos clínicos individuais, em grupo, de casais, de crianças e adolescentes a idosos, e também na aplicação de Testes psicológicos específicos, afim de ajudar no desenvolvimento do cliente em suas questões e padrões emocionais apresentados.
Na Clínica AESA você conta com equipe diversificada de Psicólogos, com áreas específicas de atuação, prontos a atender as suas necessidades mais importantes e significativas!

A Terapia Ocupacional trabalha com exercícios e terapias que promovem a reabilitação de pessoas que apresentam alguma limitação no aspecto psicomotor e cognitivo. Realizam suas atividades junto de seus pacientes a fim de providenciar uma maior autonomia por parte da criança em seu próprio desenvolvimento.
Promover a independência. Essa é a missão do terapeuta ocupacional, um profissional de curso superior que acompanha pessoas com dificuldades em realizar atividades do cotidiano, como trabalho, estudo e lazer. Para crianças e adolescentes em contexto de vulnerabilidade social, essa terapia é essencial.
Este profissional atua desde recém-nascidos até idosos, em áreas tão diversas como a saúde mental, a reabilitação física, a neurologia, entre outras. Esta diversidade deve-se ao foco primordial da intervenção ser a ocupação, um aspeto transversal a todas as faixas etárias, uma vez que nos envolvemos constantemente em diferentes ocupações ao longo da vida.
A terapia ocupacional é uma profissão tem como principal objetivo promover o bem-estar e a qualidade de vida de pessoas de todas as idades, capacitando-as para a ocupação.
A Podologia é a disciplina que se dedica ao estudo dos pés, sua anatomia e patologia.
Os pés são a base de sustentação do corpo, responsáveis pela nossa locomoção e por nos permitir ficar em pé. Por estes motivos, os pés sofrem muita tensão e desgaste o que pode resultar em lesões entre outros males.
O objetivo do cuidado é diagnosticar, prevenir, orientar e tratar as patologias dos pés, diferente do que muitos podem pensar, não é apenas estético, mas sim uma ciência dedicada.
A podologia é responsável por cuidar de diversas patologias: correção e orientação na forma ideal de cortar as unhas, cremes específicos, uso de órteses, joanetes, feridas, calos, calosidades, verrugas, unhas encravadas, unhas infeccionadas, fissuras, micose, entre outras patologias.
Tratamentos Domiciliares
Tratamentos Domiciliares
