INSÔNIA: O QUE É, COMO EVITAR E QUAIS SUAS CAUSAS

É normal termos noites mal dormidas em um dia ou outro, por ansiedade para uma prova ou compromisso importante. Porém, se você sente dificuldade constante para dormir e isso começa atrapalhar sua qualidade de vida é preciso investigar o que está causando sua insônia. Para te ajudar nessa questão preparamos este texto a fim de te deixar por dentro desse tema e contribuir com sua saúde.

O que é a insônia?

A insônia é um distúrbio do sono que afeta a vida de quem sofre desse problema, antes, durante e após seu sono. Ela pode ser de três tipos: intermitente, transiente e crônica e a diferença entre elas é a duração e frequência de seus episódios. Ela pode ser ocasionada por diversas razões em períodos distintos da vida de um indivíduo, vamos listar abaixo seus principais fatores contribuintes:

Saúde mental: se você se sente ansioso, estressado ou se encontra em um quadro depressivo a insônia pode aparecer na sua vida.

Bebidas e alimentos: consumir bebidas energéticas como o café e refrigerante, bebidas com teor alcoólico ou fumar podem te manter acordado ou prejudicar a qualidade do sono. Assim como alguns líquidos devem ser evitados no período da noite, alimentos pesados ou muito gordurosos também devem ser evitados antes de dormir.

Gravidez: devido às mudanças hormonais as mulheres podem sofrer com insônia durante o período gestacional.

Idade: idosos podem ser mais propensos a terem insônia.

Aparelhos eletrônicos: Antes de dormir, muitas vezes colocamos algo para assistir na televisão, mexemos no computador ou no celular. Este hábito atrapalha bastante o sono, pois as luzes emitidas pelos aparelhos eletrônicos fazem com que seu cérebro fique em alerta. Assim, este contato com as telas impede que seu corpo se prepare para dormir como deveria.

Como evitar?

Existem algumas alternativas para evitar e controlar esse problema de forma natural e sem precisar de um tratamento médico. Vamos te apresentar algumas dessas alternativas abaixo:

Atividades físicas: praticar atividades físicas contribui significativamente para melhorar seu sono, porém opte por fazer durante o dia. Atividades agitadas durante a noite podem causar insônia, pois seu corpo demora para relaxar e pegar no sono.

Rotina: estabeleça uma rotina para suas atividades diurnas e principalmente noturnas. Jante com um bom intervalo da hora de dormir, tenha um horário certo para ir para cama e tente segui-lo com constância.

Práticas relaxantes: antes de dormir leia um livro tranquilo, faça meditação, tome um chá com propriedades calmantes. Isso vai ajudar seu corpo a se acalmar e posteriormente adormecer.

Ademais, é válido lembrar que essas são dicas para te ajudar a evitar ou contribuir para que sua insônia diminua. No entanto, se sua insônia estiver em uma quadro avançado é indispensável que você procure um médico para que ele te passe o melhor tratamento para essa questão. Na AESA existem diversos profissionais qualificados a sua disposição, entre em contato e agende uma consulta.

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